Projeto de Vinicius Carvalho determina divulgação do crime de prevaricação em repartições públicas


O Projeto de Lei nº 2.576/15 de autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (PRB/SP) foi aprovado, na última quarta-feira (4/11), pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A proposta determina a divulgação das condutas que configuram o crime de prevaricação em locais de atendimento ao público, de órgãos da administração pública.

De acordo com o republicano, o objetivo é evitar morosidade e conferir maior eficiência no atendimento ao cidadão em repartições públicas. "A prevaricação é um crime praticado por funcionários públicos e consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente o trabalho que lhe é conferido. Muitas pessoas não sabem que precarização é crime. Daí a importância da divulgação fixada em quadros, placas, cartazes ou letreiro eletrônicos, sempre em locais visíveis”, justificou Carvalho.

Ainda segundo o parlamentar, o projeto visa levar ao cidadão que busca atendimento em uma repartição pública, atendimento digno e atenção devida dos gestores públicos. “A morosidade do atendimento passa, muitas vezes, pela ignorância acerca das disposições legais que regem o atendimento público. Outra exigência estabelecida é que conste o telefone do responsável por avaliar e investigar a conduta do servidor público” completou.

O relator do projeto, deputado Walney Rocha (PTB/RJ), lembrou que em várias ocasiões a demora no atendimento não é resultado da ausência de condições materiais ou excesso de demanda, mas, sim, de postura ociosa de servidores que agem pelas mais diversas razões, como por exemplo, insatisfação salarial, desentendimento com a chefia e desmotivação profissional.

Texto: Luis Augusto Gomes – Ascom deputado federal Vinicius Carvalho 

Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário