Fausto Pinato pode ser o relator do processo de cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética


O deputado republicano Fausto Pinato (PRB-SP) está entre os três parlamentares sorteados pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3), para ser o relator do processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que pode resultar em última instância na perda de mandato. A escolha do relator caberá ao presidente do Conselho, deputado, José Carlos Araújo (PSD-BA), que pretende conversar com os três deputados, ainda esta semana, antes de anunciar a decisão.

"Temos que ter cautela e aguardar a decisão do presidente do Conselho de Ética para que o escolhido avalie o processo com lisura, transparência e objetividade. O importante é que a decisão final seja a melhor para o país”, afirmou o deputado Pinato, que é advogado e também titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Câmara dos Deputados.

Durante a reunião do Conselho de Ética, Pinato frisou que se considera imparcial. “Sou um homem que não teme. Sempre busco o caminho da verdade e da transparência. Não sofri nenhum tipo de pressão, mas estou preparado para isso. Sou independente, fui eleito pelo PRB e sou capacitado para fazer esse julgamento de forma tranquila e isenta”, disse o republicano.

Pelas regras do regimento interno da Câmara, o relator não pode ser nem do mesmo Estado nem do mesmo partido de Cunha. Há inclusive a interpretação de que o relator não pode integrar o mesmo bloco partidário que o presidente da Casa.

Por Mônica Donato e Michelle Martins
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário