Carlos Gomes defende recursos para prevenção e tratamento do câncer de próstata


O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) defendeu nesta terça-feira (3) mais investimentos do Poder Público para o tratamento e a prevenção ao câncer de próstata. Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o parlamentar destacou a importância do Novembro Azul, campanha criada em 2008 com o objetivo conscientizar a população masculina sobre a importância de cuidar melhor da saúde.

“Esse é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) já nos alertou que quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a avaliação foi de que 12 mil pessoas morreram porque descobriram a enfermidade em estágio avançado”, explica o deputado, ao frisar que a cada seis homens, um desenvolve a doença. Contudo, há possibilidade de cura em 95% dos casos em que ela é detectada precocemente.

Como deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Carlos foi autor da Lei nº 14.044/2012, que instituiu a Semana Estadual da Saúde do Homem no Rio Grande do Sul. A iniciativa, na segunda semana do mês de agosto, prevê a realização de debates, estudos, palestras e outras ações, com o objetivo de informar a população masculina acerca das características das enfermidades e incentivar a realização de exames visando à precaução.

O deputado também propôs audiência pública sobre o tema que resultou na elaboração da cartilha 'Tenha um dedo de prosa com seu médico – Faça um exame de Próstata. Pode parecer, mas não é nada de outro mundo'. A publicação aborda o tema desde a explicação do que é a próstata, sinais da doença, até a importância da realização do exame preventivo. “A cartilha serve de instrumento para ajudar a quebrar a resistência masculina com relação ao exame e até mesmo a qualquer tipo de tratamento ou consulta médica”.

Foto: Douglas Gomes
Texto: Ascom do deputado Carlos Gomes (PRB/RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário