Violência contra a mulher: Aprovado PL de Rosangela Gomes que obriga a identificação de vítimas com deficiências nos boletins de ocorrências


Conhecida por defender os direitos das mulheres, a deputada Rosangela Gomes (PRB/RJ) quer que seja descriminado no boletim de ocorrência se a vítima é portadora de deficiência física. O Projeto de Lei (347/2015) foi aprovado nesta quarta-feira (21) na Comissão de Seguridade Social e segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Segundo a republicana, o detalhamento facilitará o processo de investigação. “Apesar de simples, a obrigatoriedade de que a equipe policial registre e investigue esse aspecto é relevante tendo em vista que violências que produzam lesões corporais graves não devem passar despercebidas. Menos ainda as que tenham como vítimas pessoas com deficiência, o que agrava sua vulnerabilidade e potencializa o risco de vir a sofrer abuso ou violência doméstica novamente”, argumenta a deputada.

Rosangela destaca que a proposta visa melhorar o atendimento à mulher com deficiência. “Dessa maneira fica possível viabilizar respostas mais adequadas por parte do Poder Judiciário à sociedade”. O déficit estatístico foi outro aspecto considerado relevante pela parlamentar, uma vez que, segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), não existem dados sobre a violência doméstica contra mulheres portadoras de necessidades especiais no nosso país.

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes   

Nenhum comentário:

Postar um comentário