Roberto Sales propõe melhoria na qualidade do ensino de línguas estrangeiras da rede pública


Tendo em vista o baixo conhecimento em língua estrangeira apresentado pelos alunos da rede nacional de educação – seja do ensino básico ou do ensino superior, o deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) propôs, ao Poder Executivo, a adoção de providências para melhorar os índices. O republicano é autor da Indicação (INC 757/2015), que sugere ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a mobilização de recursos para oferecer uma formação eficaz dos docentes responsáveis por esta disciplina.

Na avaliação do republicano, o aprendizado efetivo da língua é fundamental para uma boa formação e desempenho profissional. “O curso de línguas estrangeiras aplicado no ensino fundamental e médio está bastante falho, não sendo suficiente para garantir bons desempenhos em exames de habilidade no idioma como, por exemplo, a seleção dos beneficiados pelo programa Ciência sem Fronteiras”, explica o deputado.

Sales acredita que uma maior atenção à disciplina contribuirá para que sejam expandidos os programas de intercâmbio internacional para os estudantes da rede pública. “O país tem feito um esforço considerável para desenvolver e aplicar procedimentos avaliativos cada vez mais concisos e sofisticados, mas curiosa e infelizmente, tem deixado de fora a verificação oficial dos resultados das aulas de língua estrangeira ficando submetidos apenas às verificações realizadas nas próprias salas de aula”, acrescentou o parlamentar.

Texto: Socorro Araújo / Ascom Deputado Federal Roberto Sales
Edição: Mônica Donato / Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário