Aprovado relatório de Pinato a projeto que propõe regulação da atividade de turismo rural

Deputados Silvio Torres e Fausto Pinato 
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (6), o relatório do deputado republicano Fausto Pinato (PRB/SP) ao Projeto de Lei (PL) 5077/2009, que sugere regulação do turismo rural. De acordo com o republicano, a proposta representa uma conquista para os profissionais que desenvolvem esse tipo de atividade. 

“O PL tem o objetivo de fomentar o turismo rural, que, seguindo uma tendência mundial, está em ascensão em nosso país. Temos muitas áreas propícias para o desenvolvimento do setor, assim, os empreendedores podem aproveitar o crescente interesse de uma sociedade, cada vez mais urbana, em conhecer a vida no meio rural. É uma ótima oportunidade de geração de empregos e renda”, avalia.

Segundo a proposta, de autoria do deputado Silvio Torres (PSDB/SP), na maioria das vezes o turismo rural é exercido como complemento de renda para fazendeiros e proprietários de terras com cachoeiras, trilhas, montanhas, etc. A prática contribui para melhorar a qualidade de vida nas áreas rurais, leva o desenvolvimento a regiões distantes e contribui para a preservação ambiental, já que o cuidado com a natureza passa a ser também de interesse dos empreendedores.

Saiba mais 

O Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) define a prática como “um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. No entanto, apesar de reconhecida pela Embratur, o turismo rural não possui caracterização legal.

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB)
Foto: Douglas Gomes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário