Alan Rick participa de debate sobre avanços da pesquisa científica na Amazônia


A situação da pesquisa científica na região da Amazônia foi tema de audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (19). Participaram do debate os reitores das universidades federais do Acre, Minoru Martins Kinpara; do Amazonas, Márcia Perales Mendes Silva; e do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy; além dos diretores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Luiz Renato de França e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazonas, Sérgio Luiz Bessa.

O deputado federal Alan Rick (PRB/AC), que é membro titular da comissão, reafirmou o seu compromisso com as questões relacionadas ao tema. “A educação e a informação têm importância fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável e na proteção dos bens ambientais”, afirmou o republicano.

O reitor da UFAC, Minoru Kinpara, reconhece o grande avanço que as universidades públicas federais tiveram nos últimos anos. "Começamos há 51 anos somente com o curso de Direito e hoje temos 47 cursos, além de programas de mestrado e doutorado”, disse.

Para Mas Kinpara, ainda há muitos desafios como, por exemplo, a fixação de doutores específicos na região Norte. Ele, assim como os outros reitores presentes na ocasião, reforçou que a universidade precisa de equipamentos, laboratórios e incentivos pessoais.

Alan Rick concorda com as dificuldades apontadas pelos pesquisadores. “O que vivenciamos é a fragilidade ou até mesmo a deficiência de políticas públicas setoriais, principalmente nas que dizem respeito à captação e fixação de recursos humanos qualificados para as universidades federais dos estados amazônicos. O que precisamos é de ações a curto, médio e longo prazo, que vão desde o investimento em educação básica, o fomento na área de ciência, tecnologia e inovação, até incentivos para permanência de profissionais qualificados”, disse o parlamentar acreano.

Em defesa da Amazônia

As questões voltadas à Amazônia são prioridade no mandato do deputado Alan Rick. “Apresentei dois Projetos de Lei voltados diretamente para a Amazônia. O primeiro, PL 1228/2015, institui o Fundo Nacional de Educação Ambiental – FNEA e o segundo, PL 1921/2015, altera a atual legislação que trata da destinação dos recursos do pré-sal e propõe a inclusão da área de meio ambiente como beneficiária desta parcela”, acrescentou o republicano.

Texto: Ascom Deputado Federal Alan Rick
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário