“O racismo é uma patologia social. Vivemos em um estado de guerra latente”, conclui Rosangela Gomes em relatório final da CPI


Ao apresentar o parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres, nesta terça (7), a deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) disse que há um genocídio de jovens negros no Brasil. Segundo ela, pelos documentos analisados e por todos os depoimentos ouvidos nas oitivas, não é exagero falar em extermínio. A votação do parecer foi adiada para a próxima terça-feira (14).

Para enfrentar o problema, a relatora sugeriu um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. “A causa principal da violência contra os jovens negros e pobres é o racismo. Não tendo acesso ao ensino de qualidade, ao mercado de trabalho, tampouco a locais dignos de moradia, essa parcela da sociedade fica encurralada numa armadilha sistêmica. Do alçapão são jogados para a marginalidade. O racismo é a uma patologia social. Vivemos em um estado de guerra latente”, enfatizou Rosangela.

A comissão propôs também a criação do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial para financiar a Política de Igualdade Racial. “Queremos criar condições para que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Fundação Cultural Palmares, bem como os demais órgãos que trabalham com a promoção da igualdade racial, possam vir a exercer suas atribuições de forma plena, eficaz e continuada”, defendeu.

Saiba mais

Segundo pesquisa do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/DATASUS), entre 2001 e 2011, ocorreram cerca de 550 mil homicídios, dos quais 34,4% foram brancos e 64,7%, negros. Ainda de acordo com o SIM/DATASUS, mais da metade dos homicídios ocorridos em 2011, no Brasil, eram jovens negros (71,44%).

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB)
Fotos: Douglas Gomes 


Nenhum comentário:

Postar um comentário