Carlos Gomes cobra intervenção do governo para minimizar crise da saúde no Rio Grande do Sul


O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) cobrou nesta terça-feira (7) a intervenção do Governo Federal para pôr fim à crise da saúde no Rio Grande do Sul. Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o parlamentar reproduziu notícias veiculadas na imprensa gaúcha, que listam uma série de dificuldades enfrentadas pelos hospitais em razão dos atrasos nos repasses para o setor provenientes da União e da administração estadual.

“Os reflexos dessa situação são alarmantes. Quatro emergências médicas de Porto Alegre apresentaram restrições no atendimento devido à superlotação nesta segunda-feira”, protestou Carlos Gomes, ao abordar a situação das unidades do Hospital de Clínicas, da Santa Casa, do São Lucas da PUCRS e do Hospital da Restinga. “Só a Santa Casa, por exemplo, já fechou 41 leitos e a previsão é de que 118 sejam fechados nos próximos meses para reduzir prejuízos”, alertou o deputado.

Carlos Gomes também destacou o caso do Hospital Montenegro, referência para 14 municípios na Região Metropolitana, que ontem suspendeu temporariamente os atendimentos de especialistas, exames e procedimentos. “Por mês, cerca de 3.500 consultas deixarão de ser feitas. E o pior, não há previsão de retomada dos serviços”, lamentou.

O parlamentar também lembrou do drama do Hospital Centenário, de São Leopoldo, no Vale do Sinos, que abrange 17 municípios. A instituição fechou, no início de junho, o serviço de neurocirurgia devido ao atraso de repasses desde 2014 (que chegaram a 3,7 milhões de reais). “Mesmo sendo a prefeitura que mais gastou em saúde no estado – 38,8% – não foi capaz de evitar a redução no atendimento à população”, observou o deputado, ao criticar a falta de envolvimento da União para aliviar a crise no setor. “Chama a atenção a omissão do Governo Federal. Em vez de tomar as rédeas da situação e socorrer estado e municípios, o Ministério da Saúde anunciou corte de R$ 11,77 bilhões de reais no seu orçamento para este ano”.

Saiba mais

No Rio Grande do Sul existem 245 hospitais filantrópicos, presentes em 197 municípios gaúchos e responsáveis por 75% do atendimento do SUS. A dívida total das instituições é superior a R$ 1,2 bilhão relativa a bancos, fornecedores, tributos, salários e encargos trabalhistas.

Texto: Assessoria de Comunicação do deputado Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário