A pedido de Marinho, Comissão do Esporte vai debater capoeira em audiência pública


A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (17) requerimento do presidente do colegiado, Márcio Marinho (PRB/BA), para debater a capoeira no Brasil. Em sua justificativa, o parlamentar destaca a importância do esporte como patrimônio cultural e sua disseminação como dança, cultura popular, lazer e meio de inserção social.

O parlamentar republicano destaca a importância dessa prática que no passado foi descriminada chegando a ser, inclusive, proibida pelo Código Penal, no século XVIII. Seus praticantes eram perseguidos, severamente punidos e mandados para colônias penais. “A capoeira é uma das manifestações mais expressivas da nossa cultura. É a única arte marcial ou “dança marcial” originalmente brasileira e, por isso, merece ser tratada com a nobreza que outras práticas desportivas são tratadas”, disse Marinho.

Saiba mais

Os primeiros traços da capoeira surgiram da luta sem armas dos escravos africanos, que chegaram ao Brasil. Perseguidos, só lhes restava a expressão corporal, usando as mãos, pernas e cabeças como sua luta diária para sobreviver e buscar o fim da opressão no período colonial.

A prática só foi reconhecida em 1937 quando o Mestre Bimba a apresentou ao então presidente da República Getúlio Vargas que a declarou esporte nacional. Atualmente é a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Fonte: Ascom do Deputado
Fotografia: Ascom do Deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário