Em mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, Roberto Alves lança frente parlamentar


Uma bandeira defendida pelo deputado Roberto Alves (PRB/SP) durante toda sua vida política, o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Dia Nacional é comemorado hoje, 18 de maio. A data foi instituída em lembrança ao “Caso Araceli”, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada, em 1973, no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado, e os agressores, até hoje, nunca foram punidos. Situações absurdas que ainda se repetem no Brasil.

Para ajudar a combater este crime, Roberto Alves irá presidir, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O lançamento acontecerá no próximo dia 27. O objetivo é alertar a sociedade, aos pais e responsáveis sobre os crimes e suas precauções, além de instruir as crianças e os jovens com relação aos casos e de como denunciá-los.

“A denúncia é o passo mais importante para que a investigação aconteça e que haja uma solução para os casos. Como 65% dos crimes acontecem na casa da vítima ou por pessoas próximas, muitos têm medo de denunciar. Situações que se tornam cada vez mais terríveis para quem é indefeso, no caso, as crianças”, lamenta o deputado.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a cada hora, quase três denúncias de abuso e exploração foram registrados no país, em 2014, pelo Disque 100. No ano passado, foram registradas 24.575 queixas desses crimes, sendo 19.165 referentes a abuso sexual e 5.410 de exploração sexual.

Outra pesquisa divulgada recentemente, pelo Ministério da Saúde, revelou que, em 2011, quase 15 mil crianças de até nove anos foram abusadas sexualmente no Brasil. Dessas, 22% tinham menos de um ano de idade.

“Isso é um verdadeiro absurdo. A Frente Parlamentar será a representação do Estado no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O Parlamento tem a obrigação de ajudar a extinguir este crime através da educação e de uma legislação mais eficaz. Nossos pequeninos precisam de mais proteção e de maior punição a todos àqueles que cometerem qualquer crime contra eles”, acredita o deputado.

Fonte: Ascom do Deputado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário