Carlos Gomes contesta metodologia utilizada pelo MMA na formulação de lista de espécies de peixes ameaçadas de extinção


Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, o deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS) contestou a metodologia utilizada pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e Ministério do Meio Ambiente (MMA) para formular as listas de espécies de peixes ameaçadas de extinção.

“Os pesquisadores e colaboradores elaboraram o documento de suas casas e escritórios. Não foram a campo comprovar a real situação populacional dessas espécies”, reclamou o deputado, que cita como exemplo o dourado. “É um peixe abundante na bacia do Rio Uruguai no Rio Grande do Sul, tanto que na margem argentina do rio a pesca é indiscriminada”, disse.

O parlamentar destacou que os pescadores em todo o Brasil têm sido prejudicados, pois quando lançam suas redes na água não têm como garantir que somente pescados fora das listas estadual e nacional de animais ameaçados de extinção sejam capturados.

Na avaliação de Carlos Gomes, “os trabalhadores recebem multas pesadas, de R$ 5 mil, além de terem seus equipamentos apreendidos e serem responsabilizados criminalmente”, advertiu.

O republicano reivindicou a realização de um estudo que integre pesquisadores e pescadores. “Se ficar provado que o peixe está ameaçado será preciso encontrar uma alternativa para as famílias que tiram da pesca o seu sustento”, sugeriu.

Texto: Ascom deputado federal Carlos Gomes
Foto: Douglas Gomes
Edição: Maurizan Cruz – Liderança do PRB na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário