Márcio Marinho é convidado a participar do III Congresso Nacional de Capoeira


Brasília - O deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados e criador da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira, vai participar do III Congresso Nacional Unitário de Capoeira. O convite foi pelo presidente da Associação de Amizade Brasil – Angola (AABA), Jairo Junior.

O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de junho, no Rio de Janeiro, com o objetivo de produzir propostas unitárias que atendam as demandas de inclusão da capoeira nas escolas públicas e privadas do país, além da elaboração de uma política que reconheça, incentive e garanta a prática da capoeira em toda a sua dimensão multifacética

O parlamentar do PRB confirmou que vai propor à Câmara o reconhecimento nacional do Mestre de Capoeira, no dia 15 de julho. A data foi escolhida por ser o dia que o governo federal, o Ministério da Cultura e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHNA) consagraram a capoeira como Patrimônio (Inte) Cultural Brasileiro, preservando o saber e o histórico da atividade lúdica e folclórica da capoeira.

O parlamentar lembra, ainda, que existem mestres de capoeira brasileiros levando a arte e a cultura a países da Europa com grande sucesso e tornando-se bem-sucedidos enquanto em Salvador muitas vezes passam dificuldades e não têm sequer o que comer. “Essa situação é muito triste e estamos trabalhando por melhorias para a categoria”, afirma.

O convite a Márcio Marinho, segundo o presidente da AABA, foi feito em função do trabalho que o deputado realiza em prol da capoeira, do esporte brasileiro, mas acima de tudo pelo fato do republicano ter opiniões convergentes com o segmento. O evento será realizado entre os dias 12 e 15 de junho, no Rio de Janeiro. Cerca de mil delegados representando 20 mil capoeiristas do país devem participar.

Texto e foto: Luíz Augusto Gomes – Ascom deputado federal Márcio Marinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário