Carlos Gomes comandará instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem


A Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem será instalada na Câmara dos Deputados no próximo dia 9 de abril (quinta-feira), às 14h, no plenário 13. De iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB), o fórum terá o objetivo de articular e integrar as iniciativas e atividades do Parlamento com as ações que vêm sendo implementadas pelos agentes da cadeia da reciclagem em todo o Brasil.

O setor movimenta aproximadamente R$ 12 bilhões por ano. Ainda assim, o país perde em torno de R$ 8 bilhões anualmente por não reciclar os resíduos que são encaminhados aos aterros ou lixões, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente. “Somente 8% dos municípios brasileiros investem na reciclagem. Nosso objetivo é explorar o potencial econômico da atividade, que é um grande vetor de desenvolvimento sustentável”, planeja Carlos Gomes.

O parlamentar destacou que ao longo das reuniões da Frente serão apresentados exemplos de iniciativas em que a reciclagem promoveu crescimento social e financeiro em comunidades por todo o Brasil. O deputado defende que o colegiado trabalhe para agilizar a votação de projetos sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional. “É preciso criar uma legislação que assegure direitos trabalhistas para valorizar os empregadores e empregados do setor”.

Foram convidados para o ato de instalação, em que será eleita a direção da Frente Parlamentar, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; secretários de Meio Ambiente dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE). Na oportunidade, será votado o estatuto da frente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Carlos Gomes 
Edição: Ascom Liderança do PRB na Câmara 

Nenhum comentário:

Postar um comentário