Marinho participa do lançamento do livro de Marcos Pereira em Brasília

 Na última segunda-feira (2), o deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA) prestigiou o lançamento do livro “O Uso da Informação como Notícia do Crime Ambiental”, de autoria do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira. A sessão de autógrafo contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal de Justiça, juízes do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, parlamentares republicanos e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius.

Na avaliação de Márcio Marinho, comunicador por formação, a iniciativa do presidente do PRB ao publicar um livro sobre o tema Meio Ambiente não só é pertinente, mas necessária, já que influencia o dia-a-dia do cidadão no Brasil e no mundo. “A Organização das Nações Unidas convocou em 1968 a primeira Conferência sobre o Meio Ambiente. Ou seja, há muito tempo que as questões ambientais deixaram de ser ignoradas e participam da pauta da agenda internacional”, destacou.

Marinho lembrou que a referida conferência, expressou na época, a falta de responsabilidade coletiva dos países desenvolvidos para com os em desenvolvimento por entender que os problemas de meio ambiente não respeitam fronteiras territoriais. O parlamentar citou as discussões na ECO 92, a assinatura do Protocolo de Kyoto, a Cop 14, a COP 15, entre outras, como um esforço institucional de chamar atenção dos países desenvolvidos sobre a urgência de colaborarem com os países em desenvolvimento, já que esses são os que menos poluem e os que mais sofrem.

O deputado parabenizou a iniciativa de Marcos Pereira e reafirmou o compromisso da bancada republicana com o tema. “No livro, tal análise é referida pelo advogado Édis Milaré conforme se segue: “o meio ambiente pertence a todos e a ninguém em particular; sua proteção a todos, aproveita, e sua postergação a todos em conjunto prejudica, sendo uma verdadeira coisa comum de todos{...}.

O “O Uso da Informação como Notícia do Crime Ambiental” discute de que maneira a informação de crimes ambientais gerada por meios de comunicação pode contribuir para a preservação do meio ambiente e servir de instrumento para a investigação criminal.

Texto: Jamile Cerqueira
Edição: ASCOM PRB
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário