Cleber Verde recebe homenagem do COMEFC

 Iniciativa faz parte da comemoração de um ano da instituição 

Cleber Verde e o prefeito de Bacabeira, Alan Linhares
O Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC) reconheceu o trabalho do deputado republicano Cleber Verde (PRB/MA) em favor da instituição. A solenidade aconteceu no dia 26 deste mês em São Luiz (MA) e contou com a presença de dezenas de prefeitos.

Verde agradeceu a iniciativa da COMEFC e disse que a homenagem aumenta sua responsabilidade e compromisso com a população de 1,5 milhão de habitantes diretamente impactados pelo transporte do minério de ferro em seu Estado. “Acompanho a luta dos 21 prefeitos que integram o Consórcio pelas conquistas junto à VALE. Investimentos de 100 milhões de reais estão previstos para serem aplicados nas áreas de saúde, educação e geração de emprego e renda”.

O deputado destacou que esses benefícios foram possíveis após a criação do consórcio. “A Vale resolveu dialogar e ter um olhar mais especial para a questão social. A mineradora está fazendo valer o que foi inicialmente acordado quando da construção da Estrada de Ferro Carajás, mas que não aconteceu nos últimos 30 anos”, disse.

Na avaliação do parlamentar, a COMEFC colhe os resultados do trabalho coletivo que reuniu todos os municípios impactados. “O relator da Comissão Especial que analisa o Código da Mineração, deputado Leonardo Quintão, defendeu que a União, os estados e municípios produtores abram mão de uma pequena parcela da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) para contemplar, com 10%, os municípios impactados. Defendemos o relatório proposto e vamos trabalhar para aprová-lo no plenário da Câmara” afirmou.



Por Mônica Donato
Foto: Haydée Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário