PRB comparece a sessão do Congresso para apreciar VETOS

Com receio do baixo quórum entre os senadores, bancadas da Câmara obstruíram e adiaram a votação 

De Brasília - Os parlamentares do Partido Republicano Brasileiro marcaram presença na sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, nesta terça-feira (18), para a votação de vetos a quatro projetos de lei. A sessão apreciava a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamenta a criação de municípios. A votação foi acompanhada por manifestantes a favor da criação de novos municípios que, das galerias do Plenário, cobraram a derrubada dos vetos.

Segundo o líder republicano, deputado George Hilton (MG), por se tratar de um tema federativo não caberia orientação da bancada. “Temos uma bancada diversa que tem representações de vários estados. Particularmente, sou contrário à derrubada do VETO, pois 60% dos municípios de Minas Gerais vivem apenas do Fundo de Participação dos Municípios, sem ter outra fonte de arrecadação. De modo que a criação de mais municípios implicaria mais gastos públicos, sem, necessariamente, a garantia da melhora na qualidade de vida das populações residentes nos distritos emancipados”, explicou.

George Hilton disse que, em respeito às dificuldades enfrentadas por outros estados, não influenciaria no voto dos parlamentares. A obstrução foi seguida pela maioria dos partidos, tendo apenas o PT ficado na defesa da votação do veto. A nova data de votação será definida pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, mas alguns parlamentares defenderam que ela seja realizada na próxima terça-feira (25).

Por Monica Donato
Imagem: Luis Macedo/ Agência Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário