George Hilton recebe membros da ONG EDUCAFRO

   Defensores de cotas para afrodescendentes em concursos federais querem apreciação da matéria na Câmara

Com o objetivo de acelerar a aprovação da proposta de iniciativa do Poder Executivo PL 6738/2013 que reserva aos negros 20% das vagas para concursos públicos, integrantes da ONG EDUCAFRO estiveram na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19), para pedir o apoio dos líderes na inclusão da matéria na pauta da Casa.

Na avaliação do parlamentar, a proposta do Executivo tem como objetivo resgatar a dignidade e pagar uma dívida de muitos anos com os afrodescendentes. “O Estado tem obrigação de dar condições para que todos os cidadãos tenham as mesmas oportunidades. Penso que há dois momentos a serem considerados: o primeiro seria a criação de cotas para desmistificar essa ideia de exclusão social. Passada essa fase, acredito que as gerações já não precisarão das cotas”, explicou.

O texto tramita em regime de urgência constitucional, com prazo de 45 dias para análise em cada Casa. Na Câmara, já passou por três comissões, recebendo emendas. Falta agora a decisão em Plenário, onde a matéria tranca a pauta. Se aprovado, o projeto será examinado pelo Senado.

Por Mônica Donato
Imagem: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário