Para realizar a melhor Copa do Mundo, o Brasil precisa conter a violência nos estádios, critica Jhonatan de Jesus

Deputado Jhonatan de Jesus (PRB/RR)
“A violência nos estádios não pode destruir o futebol brasileiro”, alertou o deputado republicano Jhonatan de Jesus (PRB/RR), em discurso proferido na Câmara, nesta segunda-feira (09). O parlamentar destacou o projeto de sua autoria que responsabiliza solidariamente as entidades de prática desportiva, pelos danos causados por suas torcidas organizadas.

Jhonatan criticou a ausência de punições severas para os vândalos que cometem esses tipos de crime. “Recentemente, a Diplomacia brasileira e a Presidência da República intervieram para que as autoridades bolivianas soltassem os brasileiros acusados pela morte do torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos. Os torcedores foram considerados “inocentes” por não terem disparado o sinalizador que matou o menino durante o jogo do Corinthians contra o Bolivar. Dois meses após a absolvição, os mesmos vândalos foram vistos em atos de violência no Mané Garrincha, de Brasília, que causou um prejuízo de mais de 300 mil reais”, afirmou.

O deputado criticou a violência no jogo entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama no último domingo (08) e questionou de onde vem o dinheiro que bancam essas torcidas organizadas. “Não tem como um cidadão que passou seis meses, preso na Bolívia, em menos de dois meses, já ter conseguido dinheiro para pagar hospedagem e transporte e vir assistir ao jogo no estádio de Brasília. Não é possível que os clubes não tenham nada a ver com essas torcidas organizadas”, criticou.

Por fim, Jonathan explicou que o Projeto de Lei 6617/2013, de sua autoria, tem como objetivo alterar o Estatuto do Torcedor para punir os clubes num raio de até 5 mil metros do evento onde aconteceu o jogo.

Texto: Mônica Donato 
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário