Bulhões quer conscientizar mulheres gestantes quanto ao direito à atenção humanizada e de qualidade na hora do parto

Imagem: R7
Para coibir as humilhações que algumas gestantes sofrem no momento do parto, o deputado Antonio Bulhões (PRB/SP) apresentou o Projeto de Lei 6888/2013 que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para acrescentar dois artigos. O hospital deverá assegurar por meio de documento que a gestante e parturiente recebam orientações sobre o direito ao atendimento humanizado e de qualidade.

“Estima-se que pelo menos um quarto das gestantes ou parturientes sejam humilhadas, recebam tratamento rude e ameaças, ouçam comentários desabonadores ou sarcásticos, sejam recriminadas ou submetidas a procedimentos desnecessários, sem esclarecimentos ou permissão. Essas atitudes desumanas resultam em traumas para a gestante, raiva e frustração”, explicou.

De acordo com Bulhões, embora os incontáveis casos de violência obstétrica causarem repulsa, ainda não existe a conscientização plena das mulheres a respeito de seus direitos, de como exigi-los e a quem recorrer. “Nosso objetivo é inserir na legislação vigente, mais precisamente no Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo que trata do atendimento à gestante, a obrigatoriedade de orientá-la, durante o pré-natal, sobre seus direitos à atenção humanizada e de qualidade”, afirmou.

Bulhões disse, ainda, que o projeto foi motivado por uma iniciativa do vereador republicano de Diadema (SP), Pastor João Gomes, que o alertou para a necessidade de conscientizar as gestantes e parturientes da Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal. Para o vereador, a informação e o conhecimento irão ajudar a erradicar essas práticas abomináveis nos estabelecimentos de Saúde.

Texto: Mônica Donato 
Foto: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário