Aprovado projeto de Bulhões que acrescenta parágrafo ao Código de Trânsito

Proposta sugere que as faixas de pedestres nas vias urbanas sejam indicadas por sinal luminoso e iluminadas
Foto: Avener Prado/Folhapress
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira (3), o Projeto de Lei 3193/2008, de autoria do deputado republicano Antonio Bulhões (PRB/SP). De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é estabelecer que as faixas destinadas à travessia de pedestres sejam indicadas por sinal luminoso e dotadas de iluminação, nos locais onde haja grande circulação de pedestres.

“Levantamento do Detran divulgado no início do ano passado pelo Correio Braziliense, apontando que 45% dos acidentes com morte entre janeiro e setembro de 2006 ocorreram das 18h às 23h, sendo que os ciclistas e os pedestres foram as principais vítimas. Se Brasília que é referência em respeito às faixas de pedestre apresenta esse índice, pode-se imaginar que, em outras cidades, a tendência também seja a mesma em locais de pouca iluminação. Essa simples medida contribuirá sobremaneira para reduzir o número de atropelamentos”, comentou.

Bulhões destacou que embora as faixas de pedestres cumpram o papel de reduzir o número de atropelamentos e salvar vidas, ainda podem ser otimizadas com iluminação local e de advertência, especialmente para a diminuição dos índices de acidentes em período noturno e em vias mal iluminadas.

Por se tratar de matéria conclusiva nas comissões, o projeto deverá seguir para o Senado Federal.

Texto: Mônica Donato
Foto: divulgação 


Nenhum comentário:

Postar um comentário