Projeto de César Halum iguala correção do FGTS à da poupança

Imagem inline 1
Deputado César Halum (TO)
Halum argumenta que a parcela da TR “é extremamente reduzida”, pois apresentou variação de apenas 0,71% em 2009, de 0,69% em 2010, e 1,21% em 2011. Em contrapartida, segundo o deputado, 40% dos recursos do fundo estão investidos em títulos do Tesouro, aplicações financeiras e depósitos bancários de alta rentabilidade, mas esses rendimentos não são repassados aos trabalhadores.

Devido a isso, a proposta limita a reserva técnica prevista na Lei 8.036/90, que trata do FGTS, a 10% dos recursos arrecadados. Hoje a legislação não prevê nenhuma limitação. A parcela que exceder a esse porcentual deverá ser repassada às contas dos trabalhadores.

“A grande verdade é que o Governo vem dando prejuízos ao trabalhador. Porque o juro da poupança (menor juro do Brasil) é o dobro do juro pago ao dinheiro do trabalhador (FGTS). Meu projeto visa não permitir tirar do trabalhador para dar ao Governo”, asseverou Halum.

Ressarcimento
O projeto também obriga o Executivo a repor, com recursos do Tesouro Nacional, os subsídios a projetos habitacionais de interesse social pagos com dinheiro do fundo. Segundo Halum, os benefícios desse tipo consumiram, em 2012, R$ 4,2 bilhões, “nada menos que 71% das rendas com operações de crédito praticadas no ano”.

Texto: Vinícius Rocha
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário