Dr. BH é homenageado com Medalha Ulysses Guimarães


Congresso Nacional reconhece trabalho do Dr. Célio de Castro (in memoriam)

Rodrigo Célio de Castro e o líder do PRB, deputado George Hilton (MG)
A Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene, na manhã desta quarta-feira (9), para homenagear os 25 anos da Constituição de 1988. Por indicação do líder do PRB, deputado George Hilton (MG), o Dr. Célio de Castro (in memoriam) foi agraciado com a Medalha Ulysses Guimarães. Na ocasião, o filho do médico, Rodrigo Célio de Castro, recebeu a comenda.

“A família recebeu lisonjeada essa grande homenagem, sobretudo pela indicação ter sido feita pelo amigo George Hilton. O trabalho do Dr. BH, como ficou conhecido meu pai, rende frutos até hoje e nos mostra que ele realmente foi um homem visionário ao ajudar na criação da constituição cidadã. Meu pai sempre trabalhou em prol do ser humano, principalmente os mais pobres, os negros e os excluídos em geral. A CF de 1988 foi um avanço considerável para a democracia”.

Presidente Henrique Eduardo Alves
entrega medalha a Rodrigo Célio de Castro 
Para o líder George Hilton, falar hoje da Constituição de 1988 é resgatar a memória dos parlamentares que possibilitaram sua concepção. “A CF de 88 foi chamada de cidadã porque teve a participação direta de muitos cidadãos. O Dr. Célio era um homem do povo e atuou de maneira decisiva para garantir os direitos fundamentais e da saúde no texto. Dr. BH foi mais longe. Foi um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e quando exerceu o mandato de prefeito por Belo Horizonte teve a oportunidade de colocar em prática muito do que aprendeu nessa escola que é o Parlamento”, afirmou.

Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil em setembro de 1988, as medalhas foram distribuídas este ano por decisão do presidente Henrique Eduardo Alves. Receberam a comenda, parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da nova Carta. O objetivo da iniciativa foi o de reconhecer o trabalho daqueles que colaboraram de forma decisiva para a promulgação da Constituição.

Livro do Doutor Célio de Castro
Rodrigo Célio de Castro presenteou o líder George Hilton com um livro publicado recentemente que conta a trajetória política e de trabalho do Doutor Célio de Castro. 

Por fim, George Hilton disse que o “Programa Mais Médicos”, aprovado hoje na Câmara, nada mais é, do que a universalização do direito do cidadão à saúde, o que já determina a constituição há 25 anos. 

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário