Bulhões quer incentivar a produção nacional de desenhos animados

Foto: divulgação (Sítio do Picapau Amarelo)
O deputado republicano Antonio Bulhões (PRB/SP) apresentou emenda substitutiva ao Projeto de Lei 1821/2003, que dispõe sobre a veiculação obrigatória, nas emissoras de televisão, de desenhos animados produzidos nacionalmente.

Para Bulhões, é preciso estimular a produção brasileira com incentivos fiscais. “Não adianta tornar a veiculação obrigatória nas emissoras, se não houver produção suficiente no país. Estima-se que 70 minutos de um desenho animado de boa qualidade custe cerca de 1 milhão de reais. Atualmente, temos apenas três nacionais que podemos considerar desse nível, sendo que um deles é exclusivo de uma emissora aberta”, explicou o parlamentar.

Bulhões disse que, embora a proposta apresentada em 2003 tenha sido louvável, o número de desenhos animados produzidos em outros países ainda supera a produção brasileira. “A emenda substitutiva define critérios básicos para a produção e veiculação nacional, por empresas brasileiras, de obras audiovisuais ou videofonográficas, com conteúdos exclusivos de desenhos animados. As normas serão instituídas pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e ficará acordado que, do total dos recursos arrecadados da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - CONDECINE, o percentual de 10% (dez por cento) será destinado a produções com conteúdo exclusivo de desenhos animados, por produtora brasileira independente”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato
Foto: Divulgação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário