Números de emergência e atendimento ao usuário nos chips de celulares


É o que determina o Projeto de Lei 5068/2013 de autoria do deputado republicano Acelino Popó (BA), aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, os chips de telefonia móvel devem fornecer ao usuário uma memória previamente programada com os números telefônicos de acesso a serviços de emergência e ao serviço de atendimento ao usuário.

“O objetivo desse projeto de lei é obrigar que todos os chips de telefonia móvel vendidos no Brasil – os chamados SIM CARD – já venham com sua memória interna previamente carregada com os números de acesso aos principais serviços de emergência e, também, do serviço de atendimento ao cliente da operadora responsável pela linha”, explicou.

Na avalição do parlamentar, na atualidade, os telefones móveis são um dos principais meios de acesso do assinante aos serviços de emergência, como Bombeiros, Polícia e Serviços de Emergência Médica. Entretanto, os cidadãos, sobretudo nos momentos em que mais precisam dos serviços de emergência, se dão conta que não conhecem os números de acionamento telefônico desses serviços – algo que, em determinadas situações, pode custar inclusive a vida das pessoas.

Texto: Mônica Donato
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário