Vítor Paulo destaca os 25 anos de atuação eficaz da CONASEMS


Em discurso proferido no plenário da Câmara nesta segunda-feira (10), o deputado Vítor Paulo (PRB/RJ) reconheceu a significativa contribuição gerada à saúde do povo brasileiro nos 25 anos de atuação do Conselho Nacional De Secretarias Municipais De Saúde (CONASEMS). “Desejamos que o conselho continue na sua infindável busca de inovação e parcerias para garantir que o Brasil seja um país promotor de saúde e gerador de sustentabilidade”, afirmou.

O parlamentar lembrou que a entidade foi criada para democratizar a gestão entre municípios, estados e União, bem como promover o amplo acesso aos cidadãos. “O Conselho apoiou um novo arranjo de instâncias gestoras, não se restringindo apenas ao incremento de poder do governo local, mas também da sociedade local. As diretrizes constitucionais do SUS, na sua concepção, privilegiam o município como peça-chave na formatação do novo sistema de saúde”, lembrou.

Representado em mais de 5.560 secretarias municipais de Saúde no Brasil, o conselho não tem atuação restrita às fronteiras nacionais. “A promoção da Saúde, vista como resultado do esforço de diferentes atores sociais exigiu que toda e qualquer barreira geográfica fosse desfeita para facilitar e agilizar a troca de experiências entre protagonistas nacionais e internacionais”, explicou o parlamentar.

Vítor Paulo destacou a criação da “Rede Brasil” para promover o intercâmbio de informações e experiências e assegurar a atenção universal, integral e equânime da saúde da população. “Criada em 1995, a Rede Américas articulou e apoiou projetos reformistas nos sistemas de Saúde dos países do continente que tenham Saúde como direito básico e universal de cidadania. Seus Núcleos estão na Argentina, Canadá, Colômbia, Peru e Uruguai. A Rede Gandhi Saúde e Cultura de Paz é uma rede de compromisso social e tem como objetivo minimizar a violência sob todos os seus aspectos e manifestações, assim como promover a cultura de paz”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato
Foto: Zeca Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário