Cleber Verde aposta no programa GESPÚBLICA para garantir eficiência nos gastos públicos

Deputado Cleber Verde (PRB/MA) 
Brasília, 4 de junho - Em discurso proferido no plenário da Câmara, o deputado Cleber Verde (PRB/MA) alertou para o problema da liberação dos recursos das emendas individuais. Segundo ele, no ano passado, percentualmente, apenas 3,5% foi consolidado e esse problema pode ser amenizado com uma boa gestão dos recursos públicos.

“Algumas vezes, depende do olhar do Executivo com relação ao Legislativo, mas, em muitos casos, isso pode recair na gestão. Na gestão pública da União, das Câmaras Municipais, dos Estados, das Assembleias Legislativas, das Prefeituras e dos Governos”, explicou ao elogiar o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, conhecido como GESPÚBLICA.

Na avaliação do parlamentar, lamentavelmente, os indicadores internacionais de avaliação da eficiência dos Estados nacionais evidenciam que estamos bem distantes da desejada eficiência assegurada na Constituição Federal, de 1988. “O Brasil é o segundo dentre 23 países latino-americanos em volume de gastos com a máquina pública e o penúltimo em eficiência do gasto público. Perdemos somente para a Colômbia em ineficiência. Aproximadamente, 40% de todo o gasto público brasileiro se perdem nos caminhos tortuosos da burocracia”, ponderou.

Para Cleber é importante buscar referenciais e paradigmas internacionais de inovação da gestão pública, mas é também relevante respeitar a maturidade e a capacidade da sociedade brasileira de buscar soluções que respondam, de fato, aos problemas internos do País.

“Este caminho já está à disposição dos líderes públicos de todo o Brasil com o Gespública. Criado pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, o programa tem como objetivo melhorar a gestão pública e, ao longo de 21 anos, todos nós já ouvimos falar de pelo menos um deles. O programa capacita, capacita e capacita, exaustiva e incansavelmente os líderes e colaboradores das organizações públicas que aderem ao programa para a elaboração de diagnóstico organizacional e para a elaboração de planos de melhoria da gestão com base nos resultados dos diagnósticos”, acrescentou.

Texto: Mônica Donato 
Foto: Luis Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário