Câmara dos Deputados rejeita PEC 37

Bancada do PRB votou pela rejeição da matéria e defende proposta que regulamente a investigação no Brasil
Brasília, 25 de junho - Por 430 votos a 9 e 2 abstenções, o Plenário rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição 37/11 que atribuía exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal. O líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG), encaminhou o voto contrário à PEC 37 e destacou que a rejeição é apenas o começo da discussão que o Congresso Nacional pretende levantar para encontrar o equilíbrio entre defesa e acusação.

O deputado lamentou as críticas recebidas pelo partido nas redes sociais por ter assinado o requerimento de tramitação da PEC. “O PRB tem a lucidez de não desejar o enfraquecimento de nenhum órgão de investigação no país. Ao assinarmos o apoiamento para apresentação da PEC concordamos com a tramitação da matéria, que teve como resultado a votação de hoje. O partido votou unanimemente pela rejeição no mérito”, explicou.

George Hilton destacou que é importante incentivar o fortalecimento das instituições, pois mesmo que elas trabalhem em conjunto, os resultados ainda são precários. “Limitar a uma única entidade o poder de investigar é contribuir para o agravamento dos desequilíbrios e das tensões entre os órgãos, e isso, enfraquece a democracia”, acrescentou.

Durante o debate, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, destacou que a proposta foi pautada em Plenário por acordo fechado entre todos os líderes partidários. “Os líderes poderiam ter optado por adiar, mas decidiram votar esta noite”, declarou.

Alves afirmou que a decisão do Plenário significa o “reencontro” dos deputados com as ruas. “Nós somos parlamentares que vêm das ruas do Brasil. Então, temos que estar atentos ao que elas dizem para esta Casa fazer o que o povo brasileiro quer.”

Texto: Mônica Donato com informações da Agência Câmara
Foto: Nilson Bastian / Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário