Grupo anuncia ida à Bolívia para acompanhar os avanços no caso dos corinthianos detidos



O Grupo de Trabalho criado para acompanhar a situação dos 12 torcedores brasileiros que estão detidos na Bolívia se reuniu nesta terça-feira (07/05) na Câmara dos Deputados. Na pauta, os avanços ocorridos no andamento do processo e o possível retorno da comitiva brasileira à Bolívia nos próximos dias juntamente com o Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo. A reunião contou com a presença do Ministro Conselheiro da Embaixada Brasileira na Bolívia, Eduardo Saboya.

De acordo com o coordenador do GT, deputado federal Vitor Paulo (PRB/RJ), a intenção do retorno ao país vizinho visa buscar novas informações sobre o andamento das investigações, bem como, ter acesso às conclusões do procurador boliviano que esteve no Brasil colhendo depoimentos do menor. “A expectativa é que os torcedores consigam habeas corpus em breve – já que o promotor boliviano esteve no Brasil e tomou o depoimento do adolescente que admitiu ter disparado o sinalizador”, destacou Vitor Paulo.

Segundo Vitor Paulo, há três novos elementos a serem incluídos no processo analisado pela justiça boliviana que certamente ajudará a conclusão do inquérito. “O primeiro é a vinda do promotor boliviano que considerou o depoimento do jovem brasileiro e vinculou a oitiva ao processo na qual confessa o disparo. O segundo a reconstituição feita no estádio e, por fim, a fita de vídeo da emissora de televisão que tem gravado o momento do ato em que o jovem dispara o artefato”, explicou.

O parlamentar republicano esclareceu que com esses três elementos a situação dos 12 brasileiros tende a melhorar. “Até agora a justiça boliviana considerava 10 brasileiros cúmplices e 2 homicidas. Com o depoimento do jovem que assume sozinho o delito, os 12 passam a ser cúmplices e será mais fácil provar a inocência daqueles que inclusive, não estavam no estádio”, acrescenta Vitor Paulo.

Também estiveram presentes ao encontro representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Secretaria de Direitos humanos.

Texto: Mônica Donato / Laize Andrade / Fotos: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário