Após 40 horas, Câmara dos Deputados aprova redação final da MP dos Portos

Bancada do PRB esteve presente durante toda a sessão
“Finalizamos a votação da MP dos Portos. Foram mais de 40 horas de discussão, obstrução e debate. Parabéns a toda Bancada do PRB pelo esforço e empenho durante toda a madrugada”, afirmou o líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG), ao cumprimentar o deputado Otoniel Lima (PRB/SP) que permaneceu no plenário até às 10 horas da manhã desta quinta-feira (16). O texto enviado ao Senado precisa ser votado ainda hoje, já que a MP perde a validade à meia-noite. 

Para George Hilton, a aprovação da matéria representa um marco para a modernização do setor no país. “Os portos no Brasil fazem parte de eixo estratégico em termos logísticos e econômicos. Como se pode relegar uma questão dessa estatura para segundo plano? Como entender um Brasil maior sem proceder a essas mudanças, as quais imploram por transformações para promover a competitividade nacional”, questionou o parlamentar.

George Hilton afirmou que todo o esforço da Câmara dos Deputados foi válido, pois somente uma gestão contemporânea voltada para a inovação e endereçada a estimular a eficiência pela competição entre os terminais pode modificar o cenário. “É impensável persistir no quadro atual, onde as vantagens competitivas do agronegócio se perdem no transporte da carga e no embarque portuário. Segundo o Movimento Brasil Competitivo, o frete no Brasil custa 15% do valor da carga, contra 6% nos Estados Unidos e 7% no Canadá”.

O texto aprovado na Câmara é o relatório da comissão mista que analisou a MP, alterado por uma emenda e três destaques.

Texto: Mônica Donato com informações da Agência Câmara
Foto: Laycer Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário