Marinho participa de reinauguração do Cerdofi em Itabuna

Centro de referência combate doença que atinge 8% da população negra do País
Deputado Márcio Marinho (PRB/BA)
O deputado Márcio Marinho (BA) participou da reinauguração do Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (Cerdofi), no último dia 16, acompanhado pelo prefeito do município, Claudevane Leite (PRB/BA), e pelo secretário de Saúde, Renan Araújo.

Em seu pronunciamento, o republicano elogiou a iniciativa do prefeito e lembrou que a doença, desconhecida por muitos, é fatal. “A anemia falciforme diminui a expectativa de vida de homens e mulheres negros, assim, deve ser tratada urgentemente com a devida atenção, sobretudo, pelo fato dela acometer apenas a população afrodescendente, maioria da população no estado da Bahia”, ponderou.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8017/10, de autoria do deputado Marinho, que possibilita o saque do dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pelo trabalhador ou dependente que tiver anemia falciforme. A proposta altera a Lei 8.036/90, que instituiu o fundo.

Anemia
A anemia falciforme é hereditária e caracteriza-se pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que se tornam parecidos com foices. Essas células têm suas membranas alteradas e rompem-se mais facilmente, causando a anemia. Segundo dados da Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo (AAFESP) citados pelo parlamentar, a doença atinge 1 em cada 1000 crianças nascidas. Em alguns estados brasileiros, como a Bahia, a doença chega a atingir 1 em cada 500 recém-nascidos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Texto: Jamile Cerqueira e Mônica Donato com informações Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário