George Hilton defende ampliação do número de vagas do PRONATEC



O líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG), participou de audiência na Comissão de Educação nesta quarta-feira (10) na qual o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, debateu as prioridades e o planejamento da pasta. O evento faz parte de um ciclo de palestras promovido pela Frente Parlamentar Mista da Educação do Congresso Nacional.

Na avaliação do líder, o ensino profissionalizante é a principal saída para qualificar os jovens e inseri-los no mercado de trabalho. “Muitos jovens concluem o ensino superior, mas não conseguem espaço no mercado por falta de experiência. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma revolução no ensino profissional e também na capacidade de aumentar a oferta de emprego dos jovens. É preciso ampliar o número de vagas para que todos tenham acesso”, defendeu.

O líder disse que ainda há muito que se fazer para que a educação avance no país. “Apesar de ser ousada a meta do governo federal, estamos muito aquém do que precisamos. Os municípios e o governo federal precisam de uma ação coordenada para evitar que os jovens fiquem fora do mercado de trabalho e encontrem na criminalidade uma opção de sustento mais fácil”, afirmou.  

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
Texto: Mônica Donato     
Foto: Fernando Chaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário