George Hilton aposta em bibliotecas itinerantes

Deputado vai destinar verbas para inclusão do projeto nos municípios mineiros 

Brasília – Com o objetivo de garantir meios de ampliar a educação no Brasil, o líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG), recebeu representantes do Instituto de Pesquisas, Estudos, Cultura e Educação (Ipece) no seu gabinete nesta quarta-feira (17). Na ocasião, a professora Walda Antunes apresentou o projeto ‘Biblioteca em Ação’ que promove a capacitação de profissionais e disponibiliza bibliotecas itinerantes nas periferias dos municípios. 

Na avaliação do líder, o projeto representa um ponto de partida para uma revolução educacional no país. “Quero apoiar essa iniciativa por meio de emendas parlamentares para que os munícios mineiros recebam o projeto. Aprendi muito cedo que a leitura além de ser a chave do conhecimento é essencial para o desenvolvimento da capacidade de autoconhecimento. Ou seja, vence quem têm conhecimento e quem sabe dialogar e enfrentar os desafios. Estou encantado com o projeto”, afirmou.

Segundo a professora, a distância ainda impede o deslocamento das pessoas até as bibliotecas. “Para solucionar o problema criamos um projeto chamado ‘caixa estante’ que é um tipo de serviço móvel oferecido pelas bibliotecas fixas. Selecionamos pontos estratégicos e colocamos as caixas com acervos selecionados para passar um tempo determinado nessa localidade. Depois é feito um rodízio das caixas com outros acervos para renovar a possibilidade de novas leituras”.

“A biblioteca é o lugar da informação, do encontro da população e de formação de leitores. Nosso projeto engloba o ‘ônibus biblioteca’ e o ‘carro biblioteca’ que são adaptados e fazem um trabalho de visita às comunidades levando os livros e atividades culturais”, completou.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário