Desafios e conquistas da Educação no Brasil, por Bulhões

Deputado chama atenção para baixo desempenho de estudantes em exames

Deputado Antonio Bulhões (PRB/SP)
O deputado republicano Antonio Bulhões (SP) defendeu a educação como um direito fundamental para o desenvolvimento da pessoa e do cidadão e lembrou que essa responsabilidade deve ser compartilhada entre família e Estado. “Cabe à família o cuidado para que as suas crianças e jovens adentrem e completem a sua trajetória estudantil. As dimensões de valores e socialização cabem à escola”, disse em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados.

Na avaliação do parlamentar, o Brasil logrou inegáveis avanços na inclusão das crianças nos diversos segmentos da educação básica, entretanto, cerca de metade dos jovens de 15 a 17 anos ainda se encontram retidos no ensino fundamental. “Nessa idade, deveriam estar no ensino médio”, alerta Bulhões.

O parlamentar chamou atenção para os resultados apresentados pelos estudantes nos exames aplicados no âmbito nacional. Segundo ele, os números sintetizam o baixo nível atingido pelos estudantes em relação a um padrão de conhecimentos e evidencia o quanto ainda é preciso caminhar em direção a uma educação escolar de qualidade.

Para Bulhões, as causas desses levantamentos são variadas e começam pela falta de condições de trabalho. “Razões de ordem pedagógica também contribuem para essa realidade, como a implantação precipitada da organização curricular em ciclos, sem o adequado preparo das equipes escolares. O resultado, em muitos casos, é a implantação, na prática, de um inadequado mecanismo de promoção automática, sem o devido acompanhamento acadêmico dos estudantes”, avalia o deputado do PRB.

Por Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados
Foto: Douglas Gomes

Visite o Blog da Liderança 10: http://camaraprb10.blogspot.com.br/

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário