Deputado Márcio Marinho pede apoio ao Ministério da Agricultura para enfrentar crise na produção de cacau na Bahia



Membro e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira, o deputado Márcio Marinho (PRB/BA) participou de audiência na Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura nesta quinta (11), junto com entidades produtoras e defensoras do cacau na Bahia. Na ocasião, eles foram recebidos pelo secretário-executivo do ministério, Gerardo Fontenelles, e discutiram estratégias a serem adotadas no enfrentamento da crise que afeta o setor.

Na avaliação de Marinho, a recuperação do cultivo é fundamental para os moradores da região. “Nos últimos 10 anos, Ilhéus perdeu 40 mil pessoas. O êxodo se deu pela falta de perspectivas no Sul da Bahia. Queremos um olhar mais atento do Governo Federal para minimizar as perdas que o Estado vem sofrendo, pois esse setor já empregou muita gente e agora está passando por um momento difícil”, explicou.

De acordo com o diretor da Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida, o apoio dos parlamentares e da frente é de grande importância para que o assunto retome sua importância política. “Quanto mais deputados estiverem nessa corrente, mais fortes estaremos na luta pelo fortalecimento de políticas de valorização para o setor. Agradecemos o apoio do deputado Márcio Marinho que certamente dará mais peso ao nosso pedido”, afirmou.

O secretário-executivo do ministério, Gerardo Fontenelles, disse que vai analisar os instrumentos mais prementes a serem implementados. “A cultura de cacau precisa ser encarada como estratégica para o Brasil. Estamos comprometidos para que o setor volte a ser lucrativo”, assegurou.

Texto: Mônica Donato
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário