Projeto de Popó prevê que celulares novos já tragam na memória números de serviços de emergência


O deputado federal Acelino Popó apresentou projeto de lei que determina que os chips fornecidos pelas empresas de telefonia móvel junto com os aparelhos venham com a memória programa com números telefônicos dos serviços de emergência e de atendimento ao usuário. Em sua justificativa para o projeto, Popó lembra que o sistema de telefonia móvel se estabeleceu como o elemento fundamental de acesso ao serviço de telecomunicações por parte do cidadão brasileiro. “Isso pode ser comprovado pelas estatísticas da Anatel, que apontam um parque instalado de telefones celulares no Brasil superior a duzentos e cinquenta milhões de terminais, sendo assim, os telefones móveis são também o principal meio de acesso do assinante aos serviços de emergência, como Bombeiros ou Polícia”.

Popó lembra, contudo, que vários cidadãos, nos momentos em que mais precisam dos serviços de emergência, se dão conta que não conhecem os números de acionamento telefônico desses serviços. “Algo que, em determinadas situações, pode custar inclusive a vida das pessoas”.   

Pela proposta do parlamentar republicano, todos os chips de telefonia móvel vendidos no Brasil – os chamados Sim Card – já venham com sua memória interna previamente carregada com os números de acesso aos principais serviços de emergência e, também, do serviço de atendimento ao cliente da operadora responsável pela linha. 

Seriam oito os números que viriam pré-gravados na memória do chip: o do serviço de bombeiros; de polícia; de emergência médica; de Disque Denúncia; da Polícia Rodoviária Federal; da Polícia Civil do Estado ou do DF; da Defesa Civil; e do serviço de atendimento ao usuário da operadora de telefonia responsável pela linha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário