Na Câmara, Heleno critica os “coronéis da água”



Em pronunciamento feito no plenário da Câmara dos Deputados, Heleno Silva (SE) criticou a demora do governo federal em atender emergencialmente as vítimas da estiagem no Sertão Nordestino. “No meu Estado, Sergipe, e na maioria dos Estados do Nordeste, desde novembro, dez meses, os Municípios estão em situação de emergência. Falta água. O setor produtivo, agropecuário, o homem do campo, aqueles que dependem do campo, o comércio e a indústria sofrem com a seca. Não vemos praticamente nenhuma ação do Governo Federal, do Ministério da Integração Nacional. O que foi feito além dos 3.700 carros-pipa?”, questionou parlamentar republicano.

Mesmo fazendo parte da base governista e apoiando a gestão Dilma, Heleno não poupou críticas a atuações na área. “A Ministra Tereza Campello disse que medidas estruturais foram adotadas desde o Governo passado. Quais? Distribuíram cisternas através da Codesvaf. Lá no Estado do Piauí, elas estão estourando porque são de plástico e o calor é tão grande que não suportam. O Governo Federal não fez os investimentos necessários”, lembrou.

Heleno elogiou o programa Bolsa Estiagem, mas destacou que só ele é muito pouco diante da dimensão do problema. “O Ministério da Integração Nacional anunciou chip em carro-pipa, dinheiro para perfuração de poços, construção de novas barragens, recuperação disso, recuperação daquilo. Mas a burocracia não deixou que o dinheiro saísse daqui e chegasse até os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Desafio a equipe do Ministério para dizer se não é verdade” questionou.

O deputado republicano voltou a denunciar a indústria da seca, lembrando que tem gente ganhando com a desgraça do sertanejo. “Os coronéis da água estão usando carros-pipa em troca de votos. É vergonhoso o que eu estou vendo! Se o homem do campo se atrever a dizer que não vota no prefeito “a”, “b” ou “c” não recebe uma carrada de água. Isso é vergonhoso para o nosso Governo! Isso é vergonho para o Brasil e para nós nordestinos que não aceitamos ser humilhados por uma carrada de água!”.

O parlamentar concluiu sua fala cobrando uma atuação mais drástica do governo. “Quero aqui cobrar de forma clara do Ministério da Integração Nacional e do Ministro Fernando Bezerra. Promessas foram feitas, Ministro, há 5 meses, 6 meses. Visitas foram feitas aos Estados do Nordeste. Quero saber do Governo Federal o que foi verdadeiramente liberado. Está aqui: Estiagem marca volta de coronéis da água. Diz o Sr. Aldemir Coelho Neto, agricultor em Santa Cruz-PE, que não aceita mais as humilhações. Também é assim em Sergipe e em Alagoas. Estou aqui para cobrar e para dizer que precisamos desburocratizar e agir verdadeiramente para enfrentar esse grande problema que é a seca no Nordeste brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário