Bulhões presta homenagem a advogados brasileiros

O líder do PRB na Câmara, Antônio Bulhões, pronunciou discurso no Congresso no qual prestou homenagem aos advogados, por ocasião da passagem do dia desses profissionais (11 de agosto). Bulhões lembrou o papel do advogado na sociedade, como agente legalmente constituído para a defesa dos interesses individuais e coletivos “indispensável à administração a justiça que mesmo quando atuando em âmbito privado, presta serviço público e exerce função social”.

Bulhões destacou os inúmeros deveres do advogado. “De um lado, está a intransigente defesa da Constituição, da ordem jurídica que garante o estado democrático, dos direitos humanos e da justiça social. De outro, cingido pelos princípios do Código de Ética e Disciplina que dizem respeito aos limites da atuação profissional, pautada pela lisura da relação com os cliente e os poderes públicos”.

O líder republicano também ressaltou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que muitas vezes releva os legítimos interesses corporativos para ter uma atuação vinculada à defesa do estado de direito, mas fez a ressalva: “A OAB foi fundamental para o retorno da democracia em nosso país. Mas esse só possível com um Congresso soberano, que merece ser respeitado pela Ordem e por todas as demais instituições historicamente ligadas à construção do estado brasileiro”.

Antônio Bulhões concluiu seu discurso lembrando nomes como Sobral Pinto, Evandro Lins e Silva, Nelson Hungria, Ruy Barbosa, e tanto outros que “engradeceram a história brasileira com suas tradições de lutas e glórias, colaborando para a Justiça nacional com reflexos no pensamento jurídico de todo o mundo civilizado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário