Popó lança projeto social no CAJE de Brasília

A terceira edição do Bate papo com Popó nas escolas acontece nesta quarta-feira (25) a partir das 14 horas, no Centro de Atendimento Juvenil Especializado – CAJE – do Distrito Federal.
 Com pequenas adaptações ao projeto, o lutador e deputado federal Acelino Popó promete ajudar na reintegração de menores infratores que estão internados na unidade.
Com uma estrutura precária para comportar 425 jovens, o CAJE não recebe uma visita de pessoas que recebem maior atenção da mídia desde 1996. A última a contribuir com finalidade do órgão foi a representante do instituto Airton Sena, Viviane Sena. Comprometida com a reintegração de jovens, ela visitou a unidade e habilitou os cursos profissionalizantes que estão em pleno funcionamento até os dias atuais.
Quando questionado sobre a recente fuga de menores da unidade, o parlamentar afirma que não se abala com a notícia e que o ocorrido o motiva ainda mais a realizar o encontro. Ele declara que pretende conhecer toda a estrutura do órgão, visitar os módulos e selas dos internos e conhecer um pouco mais sobre esse trabalho de reabilitação.
Popó relata que a maioria desses jovens são vítimas da desigualdade social, de problemas sociais graves que fizeram parte da sua vida por longos anos e que ele superou com a ajuda do boxe.
Não sou a favor da criminalidade, nem da violência e muito menos do uso de entorpecentes. Não fumo e não consumo nenhum tipo de droga, pois tive um pai alcoólatra e sei bem o que é o vício. No entanto, temos que lembrar que esses jovens sairão daqui um dia e precisam estar verdadeiramente reabilitados e com outro foco. Caso contrário, somos nós mesmos que vamos sofrer as consequências de uma juventude violenta. Sou fruto da desigualdade social e hoje estou tentando fazer a minha parte” destacou o tetra campeão.
Defensor do esporte como inclusão social ele afirma que o polo de atividades desportivas do CAJE precisa ser potencializado.  Segundo ele, os jovens encontram no esporte, uma forma de aliviar o stress, criam responsabilidade porque começam a viver em grupo, cumprir regras e respeitar limites. Além disso, eles passam a respeitar o próprio corpo e a controlar as suas emoções.

Após o encerramento do encontro, Popó concederá coletiva de imprensa no local e abordará os principais problemas enfrentados pela falta de recurso e pelo aparente abandono da unidade.

Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário