Heleno recebe produtores de cana e se compromete a ajudar setor


O deputado federal Heleno Silva (SE) esteve reunido com integrantes da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e outros dirigentes das entidades representativas dos produtores de cana-de-açúcar nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. No encontro, que ocorreu no Congresso Nacional, os produtores levaram até |Heleno Silva a preocupação com a descontinuidade do Programa de Subvenção da Atividade Canavieira no Nordeste e seu impacto na economia dos estados e no emprego de milhares de trabalhadores do setor.

Heleno Silva, provável relator da MP que trata da questão do Microcrédito na Câmara, em diversas ocasiões tem defendido uma política de crédito e subvenções aos produtores agrícolas, em especial aos pequenos, como forma de conter a crise que afeta os agricultores endividados.

Caso o programa de subvenção seja extinto, a expectativa é de prejuízo para aproximadamente 18 mil produtores que recebem uma ajuda de R$ 5 por cada tonelada de cana fornecida. A estimativa é de que os recursos para a produção de cana dos pequenos produtores seja de R$ 58 milhões, “pouco diante do impacto positivo que essa ajuda tem para o pequeno agricultor”, defende Heleno.

Especialistas advertem que com os custos mais altos da produção do Nordeste, em função da topografia acidentada e do clima mais instável, e sem os subsídios, haverá grandes prejuízos, sobretudo, na próxima safra 2012/2013. “Ou seja, o impacto seria não só sobre os pequenos agricultores, mas, por escala, atingira o consumidor final, com o aumento do preço nas bombas de combustível”, adverte Heleno, que considera que as reivindicações são mais do que justas “As condições de produção de cana no Nordeste são diferenciadas e, ao contrário do muitos pensam, o setor tem uma forte participação de pequenos produtores. Por isso, vou propor, em uma reunião com os técnicos da Fazenda, a inclusão dos subsídios na MP”, antecipou o parlamentar r

Nenhum comentário:

Postar um comentário