Proposta de Quirino será encaminhada ao governo federal pela Câmara

Todas as salas de aulas do Ensino Médio e Superior, com 40 ou mais alunos, deverão dispor de dispositivo de sonorização. Essa proposta apresentada pelo atual secretário do Idoso do Governo do Distrito Federal, Ricardo Quirino, quando deputado federal pelo PRB na Câmara, será encaminhada pela Casa ao governo federal como indicação.

O objetivo do secretário republicano quando propôs o projeto era reduzir os danos causados pelo uso excessivo da voz pelos professores. Como já conhecido, o uso inadequado da voz como ferramenta de trabalho causa vários problemas. Desde uma simples irritação, afonia (falta de voz ou rouquidão), cansaço vocal, calos, e, em especial, o chamado Transtorno Vocal Ocupacional, doença crônica que pode levar à aposentadoria precoce dos profissionais que dependem do uso da voz.

Os problemas são mais verificados em unidades educacionais com grande quantidade de alunos, onde os profissionais são praticamente forçados a gritar em suas explanações.

Dados do Sindicato dos Professores do DF mostram que, apenas nessa unidade da federação, cerca de 5% (cinco por cento) das faltas dos docentes acontecem por problemas no aparelho vocal.

“Ainda segundo o sindicato, 35% dos professores ativos relataram a presença de cinco ou mais problemas vocais em sua trajetória profissional, e 63% disseram já ter tido algum problema durante a vida. Os dados indicam que 16,7% dos professores consideram que terão de mudar de profissão no futuro por conta dos problemas vocais”, justifica o secretário.

Quirino destaca ainda que o projeto irá ajudar os alunos, já que, em ambientes com maior aglomeração, o aprendizado é prejudicado por ruídos que impedem a correta audição das aulas.

A ideia é que o Poder Executivo regulamente a proposta em um prazo de 180 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário