Márcio Marinho coordena encontro com representantes de 26 países africanos

Representantes dos corpos diplomáticos de 26 países africanos participaram da reunião promovida pela frente parlamentar em defesa dos países do continente. O presidente da Frente, deputado federal Márcio Marinho (PRB/BA), como anfitrião do encontro, lembrou, ao abrir o evento, os objetivos da frente: “promover a integração cultural, social e econômica entre o Brasil e o continente africano, acelerando e facilitando o tramite de projetos na Câmara, intercedendo sempre que possível com o Executivo, no sentido também de resgatar a dívida histórica que o Brasil tem com a África”. No final do encontro, ficou acertada a elaboração de uma agenda de visitas do deputado e integrantes da frente às embaixadas dos países africanos, para a discussão detalhada dos projetos e interesses comuns que podem ser viabilizados pela frente.
Márcio Marinho apresentou exemplos de projetos que estão em tramitação na Câmara, alguns há mais de 20 anos, tratando de acordos de cooperação entre o Brasil e nações africanas. “Depois que o ex-presidente Lula, com o apoio maciço de nosso partido, reviu a política internacional do Brasil, dando prioridade crescente ao Eixo Sul-Sul, o continente africano passou a ser visto com mais atenção. No entanto ainda há muito a fazer”, destacou o deputado republicano.
Entre algumas das medidas que devem ser propostas pela Frente e discutidas no Congresso nacional estão: a ampliação de voos ligando o Brasil a países africanos, o incremento no intercâmbio de estudantes e a formatação e estímulo a novas parcerias comerciais, científicas e culturais, envolvendo não só órgãos de governo, mas empresas e instituições. “Sem dúvida esse é o caminho e é essa nossa pretensão com a criação desse frente. Por isso, abro as portas de meu gabinete a todos os representantes dos corpos diplomáticos desses países, transformando-o em uma extensão de suas embaixadas”, afirmou Marinho.
O embaixador Thomas Sukuti Bvuma, da República de Zimbábue, decano dos representantes diplomáticos dos países africanos, agradeceu o empenho demonstrado pelo presidente Márcio marinho, como presidente da Frente, lembrando que o deputado do PRB foi um dos poucos parlamentares brasileiros a participar da solenidade em comemoração ao Dia da África, realizada no Congresso. O decano lembrou que ainda há muito a fazer para ampliar os laços e a cooperação entre o Brasil e os países africanos. “Muitas vezes presenciamos projetos que ficaram aquém de nossas expectativas. Mas temos esperança de que com seu trabalho na Frente os resultados apareçam. Conte com nosso apoio”, disse o embaixador Thomas para Márcio Marinho.
Participaram do encontro representantes do Guiné, Guiné–Bissau, Tanzânia, Tunísia, Zâmbia, Camarões, Etiópia, Sudão, Nigéria, Argélia, Zimbábue, Mauritânia, Gana, Guiné-Equatorial, Congo, Costa do Marfim, Benim, Burkina Fasso, Gabão, Quênia, África do Sul, Malaui, Botsuana, Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário