Cleber Verde participa de missão oficial nos EUA para conhecer sistemas de rádio digital

O deputado federal Cleber Verde (MA) participou de missão oficial aos Estados Unidos a convite da Ibiquity Digital – empresa que desenvolve e licencia a tecnologia HD adotada como sistema de transmissão digital de rádios AM e FM no país. Cleber esteva na missão representando a Comissão de Ciência e tecnologia da Câmara, da qual é titular, e também a subcomissão especial de rádio digital, que tem como objetivo buscar a aplicação mais adequada para o padrão nacional de rádio digital.

Em sua viagem, o parlamentar republicano esteve em Columbia, Baltimore, Washington e Nova York, mantendo contato com executivos de empresas de radiodifusão, tecnologia e autoridades do setor nos EUA. “Tivemos acesso a informações e pudemos verificar in loco aspectos como a qualidade das transmissões, preços dos equipamentos e potencial de utilização. Toda essa imersão em rádio digital me deixou ainda mais convicto de que o futuro do rádio AM no país, que em muitas regiões é o único acesso da população à informações, passa necessariamente pelo sistema digital”, defendeu Verde em seu relatório de viagem apresentado a comissão da Câmara.

A necessidade de modernização do sistema ficou ainda mais evidente o descompasso que o sistema de radiodifusão AM passa pelo Brasil. “Se queremos realmente discutir inclusão social, temos que nos mobilizar para consolidar um sistema de rádio digital. Presenciei a modernização que permite, por exemplo, que obtenha informações diversas como mapas, receitas e orientações ao mesmo tempo em que é executada uma programação musical. Isso tudo sem perda de qualidade sonora. Um avanço que promete revolucionar a vida das pessoas que moram nos rincões mais isolados do Brasil”, avaliou Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário