Otoniel comemora audiência para evitar nova tarifa na energia.


Autor do parecer favorável à aprovação do projeto de lei que impede as concessionárias de energia de implementarem a chamada tarifa amarela - onerando mais o consumidor nos horários de pico, como forma de reduzir o consumo na faixa das 18h às 21h -, o deputado Otoniel Lima (SP) conseguiu uma importante vitória na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados que marcou uma audiência pública para discutir o tema.    


Em sua justificativa pela implementação do projeto que impede a criação da nova tarifa, o parlamentar republicano defendeu que no lugar de implementar uma nova tarifa que onere o consumidor, sem a garantia de redução do consumo pleiteada, seja autorizada a concessão de descontos para quem economize energia nesse mesmo período. “Desse modo, a concessionária só pode obter a redução da demanda no “horário de ponta” mediante concessão de desconto ao consumidor. O que consideramos correto.”

Otoniel defende ainda uma terceira proposta, que proíbe a cobrança de tarifa mínima e limita a cobrança de tarifa à quantidade de energia efetivamente consumida. “Em nosso entendimento, é um critério mais justo para com o consumidor. Assim, ele não será obrigado a pagar por energia que não utilizou”, argumenta.

Com a aprovação do requerimento de audiência pública, que contará com a participação de empresas de energia, representantes dos órgãos de defesa do consumidor e dos trabalhadores do setor, a expectativa do deputado do PRB é de que seja elaborado um projeto de consenso. “Devemos elaborar um projeto que permita evitar os problemas causados pelo consumo nos horários de pico sem trazer prejuízos para o consumidor, que já paga uma das tarifas mais altas do mundo”, explica Otoniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário