Deputado Jhonatan comemora aprovação de projetos voltados aos portadores de necessidades especiais, na Comissão de Seguridade Social e Família


O deputado Jhonatan de Jesus (RR) comemorou a aprovação, na Comissão de Seguridade Social e Família, de dois projetos de lei de grande importância para os portadores de necessidades especiais. O primeiro, estabelecendo punições às empresas que descumprirem os percentuais relativos à contratação de pessoas com deficiência; e o segundo determinado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os equipamentos e aparelhos, inclusive eletrônicos, destinados a pessoas portadoras de deficiências física, auditiva, visual ou mental.

Foto: Jessé Vieira
O deputado, que votou e participou das discussões sobre as duas proposições, comentou a importância delas: “Assim como o meu projeto de casas adaptadas no Programa Minha Casa, Minha Vida, os projetos aprovados hoje são mais duas vitórias para todos que defendem a bandeira dos portadores de necessidades especiais. Sem dúvida é um grande passo que estamos dando e servirá para fortalecer o movimento nacional de luta das pessoas com deficiência, que teve seu dia celebrado na semana passada”.

Os projetos de lei

O PL2967/2000 traz a inserção de artigo que prevê a contratação de segurados reabilitados e pessoas com deficiência pelas empresas com cinqüenta ou mais empregados, alterando o número que era estabelecido em cem funcionários anteriormente. Além disso, foram ratificadas as exigências na contratação com o Poder Público e no recebimento de benefícios ou incentivos fiscais às empresas que comprovem a oferta de vagas em conformidade com os percentuais previstos na nova versão da lei. Outro aspecto apontado foi a criação de Fundo para depósito das multas aplicadas no exercício da atividade fiscalizatória, tendo em vista que pesquisas apontaram ser necessário dobrar a oferta de vagas para pessoas com deficiência – no caso, criar algo em torno de quatrocentos mil postos de trabalho – para que haja o efetivo cumprimento da lei. O projeto prevê também que as empresas possam deduzir da base sob a qual incide a alíquota de contribuição patronal para a Previdência Social, o valor integral das despesas com a formação profissional da pessoa com deficiência.

No teor do Projeto de Lei 6097/05 além da isenção do IPI para as próteses, órteses, cadeiras de rodas motorizadas, leitos e macas, além de peças, componentes, acessórios, matérias-primas e materiais de embalagens utilizados na industrialização desses equipamentos, foi inserida a proposta de, quando necessário, importar insumos para a fabricação dos produtos sem a cobrança do imposto sobre a importação. O PL também reduz a zero as alíquotas do PIS/Pasep e do Cofins incidentes sobre as receitas de vendas dos equipamentos e aparelhos destinados à acessibilidade de portadores de deficiências.
O próximo passo para os projetos, que tramitam em caráter conclusivo, será a análise pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania e Finanças e Tributação, consecutivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário